Mauro Silva

Mauro Silva

De jogador a empresário

Pode-se dizer que Mauro Silva construiu uma trajetória fora do convencional para os futebolistas brasileiros. Em campo, defendeu as cores de apenas três times: Guarani, Bragantino e Deportivo La Coruña. Exceto pela seleção brasileira, sempre jogou em times considerados “pequenos”, fazendo desses campeões com títulos marcantes.

Vestindo a amarelinha, foi campeão do mundo na conquista do Tetra, em 1994. Sua passagem pela Seleção Brasileira e a postura ao longo dos anos de gramado fizeram com que Mauro Silva conquistasse grande prestígio entre os companheiros de futebol. Prova disso é que foi convidado por Gilmar Rinaldi e pelo técnico Dunga a ajudar na reconstrução da Seleção para a Copa do Mundo de 2018, que acontecerá na Rússia.

Incentivado pela mãe, que sempre o aconselhou a não abandonar os estudos, Mauro concluiu curso técnico em processamento de dados pelo colégio PIO XII, em Campinas, ao mesmo tempo em que começava a carreira de jogador pelo Guarani. E muito por isso, tornou-se um respeitado empresário quando chegou o dia de extrapolar os limites das quatro linhas.

Hoje, Mauro Silva é proprietário de uma empresa de investimentos, que, entre outros negócios, investe no setor imobiliário. Também é sócio do grupo espanhol CUPA GROUP, que no Brasil atua nas áreas de mineração, energia eólica e incorporação imobiliária.

Unindo as vivências como atleta e empresário, ministra palestras sobre a importância do trabalho em equipe, superação, humildade, disciplina, gratidão e liderança. Mauro Silva também dedica parte de seu tempo para promover, em parceria com a ONG Atletas pelo Brasil, a necessidade de melhoria da política esportiva nacional para levar a todos os brasileiros os benefícios do esporte para a saúde, educação e na formação de valores.

Reconhecimento Mundial

Apesar de não ter jogado em nenhum time que figura entre as potências europeias, Mauro Silva conquistou respeito no velho continente. O reconhecimento é fruto da atuação que ajudou a alçar o Deportivo La Coruña a grandes feitos no final dos anos 1990: seis títulos oficias enfrentado de igual para igual equipes como Barcelona e o Real Madrid.

Foram 13 anos de futebol e contato com a cultura local. Além de jogar, Mauro manteve relacionamento próximo com instituições importantes da cidade de La Coruña, tais como a Prefeitura e a Universidade. Tornou-se, portanto, uma das pessoas mais celebradas na história da cidade, a ponto de o prefeito à época – Francisco Vázquez – indicar o batismo de uma rua no município com seu nome.

A PALESTRA: CONSTRUINDO UM TIME MELHOR

“Ao longo da sua carreira, você já conquistou uma grande vitória graças à harmonia e esforço do time?

Pensando o contrário: já amargou uma derrota em virtude do desempenho do grupo?

Pois bem, eu vivenciei ambas as situações diversas vezes e quero compartilhar com vocês minha visão de como construir um time campeão!”

Mauro Silva

Em suas palestras motivacionais, o tetracampeão do mundo Mauro Silva fala sobre sua vitoriosa carreira, cheia de lições de superação, motivação e trabalho em equipe. Faz uma analogia entre os conceitos aprendidos no futebol com o universo corporativo, encantando sempre a todos os presentes.

AS LIÇÕES

1) Seja constante no esforço

Nunca podemos achar que não há o que ser melhorado. Nossa meta deve ser sempre evoluir.

2) O time é a estrela

Jogar para o time é essencial. Mauro Silva nunca fez um gol pela Seleção, mas suou a camisa, sempre preocupado com a marcação e com a qualidade dos passes em busca dos resultados. O individual jamais pode se sobrepor ao coletivo.

Frase marcante: “Quem tem que brilhar é a Seleção!” (Parreira)

3) A humildade prevalece

A humildade é uma das fortalezas essenciais para a formação de caráter e valores. Nunca se pode abandoná-la.

4) TEM que dar. Não tem outro jeito

Acreditar é o primeiro passo para fazer acontecer. Mauro conta como é difícil atuar na marcação. Imagine você: ele já jogou contra Maradona, Zidane, Raul, Ronaldinho Gaúcho e Romário, entre tantos outros craques. Se ele não acreditasse, poderia ter sua autoestima declinada e, com certeza, os resultados seriam medianos.

5) Grandes conquistas requerem grandes sacrifícios

São inúmeras as histórias que este craque de bola tem pra contar e, por isso, ressalta em suas palestras a importância da relação entre treino/foco e os resultados alcançados. Enquanto uns jogadores não têm a mesma disciplina com horários e compromisso com treinos, outros se sacrificam ao máximo. Como dizem os treinadores, “quando o treino é duro o jogo fica fácil.”

6) O treino fora de campo é muito importante

Mauro aprendeu com Parreira a importância de ser um bom profissional fora do gramado. Seguiu o conselho: até hoje cuida da saúde de forma exemplar – nos esportes, alimentação e dia a dia.

Podemos até perder dentro de campo, fora dele nunca.” (Parreira)

7) Pessimismo é alta traição

É possível ser campeão Paulista ou Brasileiro pelo Bragantino? Em um time de segunda divisão espanhola, ganhar títulos nacionais e europeus levando em conta adversários como Barcelona, Real Madrid e outros?

Para o “otimista“, quanto maior o desafio, maior é a oportunidade. Como líder, Mauro Silva lutava para contagiar o time seguindo este pensamento e influenciando a todos pelo exemplo. Aceitou os desafios para construir times campeões.

8) Colaboração genuína

O Mauro exalta uma característica interessante dos jogadores de futebol, já repararam que durante uma partida os jogadores não pedem ajuda um ao outro? Cada um tem a sua função dentro de campo, mas quando estão com dificuldades simplesmente recebem apoio dos outros através do interesse genuíno! Existe um lance no qual, aos 42 minutos do segundo tempo na final das eliminatórias da Copa em 1993 contra o Uruguai, Dunga, então cansado, estava entre quatro uruguaios. Sozinho tentava pegar a bola quando Mauro Silva aparece, rouba a bola, e faz o lance para o segundo gol de Romário – gol que garante a classificação para o mundial. Exemplo de colaboração genuína com foco em resultado!”

VÍDEOS:

Compartilhe

Sobre o Author

REnatO_ArenaBiZ