Ricardo Prado

Ricardo Prado

 

Ricardo Prado foi o maior nadador brasileiro da década de 80, e até hoje é considerado um dos maiores nomes da natação brasileira.

 

Começou a nadar aos cinco anos de idade, por influência dos irmãos mais velhos. Aos 6 anos disputou o primeiro campeonato brasileiro infantil. Foi campeão brasileiro pela primeira vez aos sete anos de idade, nos 50 metros nado borboleta.

Considerado precoce para a sua época, em 1977, com apenas 12 anos de idade, fez parte da seleção brasileira que foi ao Peru disputar o campeonato sul-americano de natação. Nesse evento, ganhou oito medalhas (quatro de ouro e quatro de prata) e ainda quebrou o recorde infantil sul-americano nos 200 metros medley.

Estudava e treinava nos Estados Unidos na Mission Viejo Nadadores com o técnico Mark Schuber. Participou dos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980, quando tinha 15 anos. Em 1982, aos 17 anos, sagrou-se campeão e recordista mundial na prova dos 400 metros nado medley em Guaiaquil, no Equador com o tempo de 4’19”.78. Em 1983, Ricardo Prado conquistou 2 duas medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos Pan-americanos de Caracas. Em 1984, seu recorde foi batido meses antes das Olimpíadas de Los Angeles pelo alemão-oriental Jens-Peter Berndt com 4′.19″.61. Porém a Alemanha Oriental, juntamente com o bloco comunista boicotaria esta Olimpíada. Ricardo era um dos favoritos à medalha de ouro.

Entretanto nos Jogos Olímpicos de Los Angeles obteve a prata, vencido pelo canadense Alex Baumann com recorde mundial de 4′.17″.41.

No campeonato Mundial de Madrid em 1986 terminou em 7o.lugar nos 400m medley. Obteria ainda nos Jogos Pan-americanos de 1987 em Indianápolis uma medalha de prata e duas de bronze mas não nadou em sua especialidade, os 400m medley.

Cursou Economia na Southern Methodist University em Dallas, Texas e competiu na Liga Universitaria NCAA onde foi eleito o melhor nadador universitario dos Estados Unidos durante 2 dos 4 anos em que atletas podem competir(1983 e 1984).

Além disso possui mestrado pela Universidade Metodista de Dallas, no Texas, e em Educação Física. Após o encerramento de sua carreira trabalhou como treinador de Natação, comentarista esportivo na TV e gerente de eventos esportivos, como o Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro.

No Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, como Especialista em Competição Esportiva, Ricardo integra a equipe responsável pela montagem de todas as áreas de treinamentos e competições. Compra dos equipamentos, verificação das especificações técnicas e contato direto com as Federações Internacionais fazem parte do dia-a-dia.

Atuou como comentarista esportivo na ESPN Brasil, e desde 2008 é Diretor Esportivo do Parque Aquático Maria Lenk, onde ocorreram as provas de natação dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.

Palestras

Em suas palestras, Ricardo Prado fala sobre sua experiência como atleta de sucesso, treinador e gerente esportivo, além de destacar a importância da dedicação, do treinamento, do comprometimento, da disciplina e do esforço no dia-a-dia de quem quer ser um campeão.

Segundo o campeão, “é preciso acreditar, criar metas e trabalhar duro para alcançá-las. É preciso estar preparado paras as competições diárias da vida”.

 

Fotos de Eventos

Evento Tetrapak

Compartilhe

Sobre o Author

renato